domingo, 10 de fevereiro de 2013

Um lanche no cinema

Quando eu voltar para Brasília, vou lançar uma ideia genial. Totalmente copiada. Nada original. E brilhante!

É o cine goûter - o cineminha com lanche. Hoje comprovamos que a fórmula: criança, cinema e bolo faz a alegria da criançada. E é tão bom quando o menino se diverte! Nem a neve e o frio num domingo de carnaval a muitos quilômetros de casa desbotaram a felicidade da descoberta.

Bolo formigueiro antes de começar o filme!
Então, produtores legais da capital federal, a novidade é a seguinte: juntar um punhado de curtas-metragens mudos de interesse dos pequenos; convidar um pianista supimpa para improvisar a trilha sonora, comprar bolo e guaraná e chamar a garotada de dois a seis anos para descobrir as sessões de cinema só para eles. Adultos desacompanhados não entram!

Nós testamos. Começamos com um lanchinho para forrar o estômago antes da sessão.Vimos curtas do gato Felix, filmes do Méliès e contos russos adaptados ao cinema, entremeados de muitas palmas, perguntas, risos, choramingos, 'quero mamá' e corridinhas no corredor. Genial!
Os primeiros a entrar garantem estacionamento dos carrinhos dentro do cinema!

Aqui em Paris, o endereço da festa é o Nouveau Latina.

4 comentários:

  1. O máximo que rola por aqui é o CineMaterna...
    http://www.cinematerna.org.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, eu já li sobre o cine materna e acho bem legal. Mas é mais para mães com bebês de colo, não é isso? É como se fosse mais para os pais que para as crianças. Eu acho ótimo porque as pessoas se esquecem de que a gente também precisa ver filmes, sair de casa, socializar e tal. Mas a proposta do cine goûter é familiarizar a criança com o cinema e despertar o interesse delas por filmes num ambiente convidativo. Acho fantástico sair do circuito galinha pintadinha!

      Excluir
  2. Maria Clara, não deixe de acompanhar a programação do Forum des Images. Duas vezes por ano, eles organizam um festival com varios cines-goûters para os pequenos a partir de 18 meses. Se nao me engano, o primeiro do ano é nas férias de inverno, em março. O outro acho que é nas férias da Toussaint. E' muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dé, eu estou esperando ansiosa! Podíamos inclusive combinar um grupo, hein?

      Excluir