sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Invernou

Deu na tevê: dois a cinco centímetros de neve começando agora!

Há cinco dias, na segunda-feira passada, nevou pela primeira vez neste inverno em Paris. Mas era neve de nada. Caía no chão e virava água. Sem graça neve aguada.

Hoje cai neve que se acumula no chão e forma paisagem de papai Noel. E a gente fica feliz como se tivesse ganhado presente de Natal.

Rue Casimir Pinel, ao lado de casa

Para que todo mundo possa apreciar a paisagem bonita sem escorregões, uma série de medidas é colocada em prática pela prefeitura de Paris e arredores por causa do inverno mais intenso. A gente nem pensa nesse tipo de coisa sendo brasileiro (eu nunca), mas, para poder atravessar a rua, subir e descer as escadas do metrô, ir ao mercado, dirigir, é preciso que o acesso a esses lugares seja seguro.

A prefeitura começou, a partir de quinta-feira, dia 17, a jogar sal e areia em 20 mil pontos estratégicos da cidade - vias, calçadas, acessos a pedestres, pontos de ônibus, escadas de metrô, entradas de supermercados, etc.

Veículos muito pesados ficam proibidos de trafegar e carros não podem ultrapassar a velocidade de 80 km/h. Donos de lojas e comércios devem limpar a neve e jogar sal nas calçadas em frente a seus estabelecimentos. Doze ginásios receberão 1.369 pessoas sem-teto, os sans-abri.

Eu vou ficar aqui, invernando. E olhando pela janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário